A Acadêmicos de Santa Cruz recebeu no domingo, 18 de agosto, os sambas concorrentes a hino oficial da escola no Carnaval 2025. A verde e branco contará com cinco obras em seu concurso, cuja final está marcada para o dia 19 de outubro. A agremiação divulgou o calendário da disputa.
As eliminatórias acontecerão aos domingos, a partir de 18h. Já o sorteio da ordem de apresentação dos sambas será realizado duas horas antes, na presença da Direção de Harmonia e um representante de cada parceria. Assim como na entrega da sinopse, quando a escola realizou dois encontros para tirar as dúvidas dos compositores, durante o período da disputa, também ocorrerão reuniões na quadra, junto ao sorteio, para responder os possíveis questionamentos.
Para a grande final de samba, a Santa Cruz informou que somente poderão subir ao palco quatro cantores e três cordas, sendo dois cavacos e um violão. Não poderá ter alusivo nas apresentações. Já o pedal será disponibilizado pela própria escola para todas as parcerias.
Calendário da disputa de samba
1º de setembro – Apresentação dos sambas durante a feijoada, das 18 às 23h. Entrada franca;
15 de setembro – 1ª eliminatória, das 18h às 23h. Entrada franca;
22 de setembro – 2ª eliminatória, das 18h às 23h. Entrada franca;
6 de outubro – Semifinal, das 18h às 23h. Entrada Franca;
19 de outubro – Grande Final, às 21h. Entrada Franca.
Enredo
Com o enredo Os altares sagrados Tupiniquins, de autoria e desenvolvimento do carnavalesco Cid Carvalho, a Santa Cruz encerra uma trilogia iniciada em 2023 sobre a fé católica e as crenças dos povos originários e negros escravizados, mostrando como essas influências se misturaram e deram origem a diversas manifestações culturais. Do Novo Mundo à alma brasileira, o enredo traz as tradições que se perpetuam até os dias de hoje nas festas populares e nas ruas do Brasil, em uma verdadeira mensagem de esperança e diversidade. A verde e branco será a sexta a desfilar na Série Prata, na segunda-feira de Carnaval, na Intendente Magalhães.